samedi 18 juillet 2009

Pessutti e o "Litotal" ( Litoral do Paraná)




Pessutti e o Litoral.
Tive a grata alegria de encontrar nesse sábado ao Vice Governador Pessutti na Praça Osório assistindo as comemorações da Semana de Paranaguá em Curitiba. Conversamos por uns minutos.
Diz-me o Vice Governador, provável cabeça de Chapa ao Governo do Estado pelo PMDB, seus projetos para o Litoral do Paraná num esboço e linhas gerais.
Começou falando de que se haviam tantos artistas de qualidade em Paranaguá, capazes de se apresentarem em palco durante cinco dias, que com o auxilio do Governo Estadual num projeto conjunto com a prefeitura de Paranaguá poderiam estruturar uma seqüência de eventos culturais, bem distribuídos por Paranaguá para fomentar o ano todo o turismo interno, e chamar a atenção dos futuros turistas embarcados que desçam no novo Terminal Marítimo. (em construção)
Conversa vai conversa vem, ele me falou de seus projetos e intenções para o Litoral.
1) Asfaltamento da estrada de Guaraqueçaba, e construção das piscinas publicas (maiores que a da ”OURO FINO”) de Tagaçaba e Serra Negra, com a conseqüente licitação para engarrafamento e comercialização das águas desse dois rios nas proximidades da suas nascentes.
2) Trapiche turístico e pousado pública no Superaquí,( Parque Nacional) algo semelhante à Casa Oficial do Governo na Ilha das Cobras, com posto da policia Ambiental e diária Paga, a Pousada é escola de hotelaria, ligada a UFPR Litoral. A obra inclui a revitalização do trapiche de Antonina, Guaraqueçaba e Superaguí. Construção do Hangar do “Aeroporto” de Paranaguá.
3) Projeto turístico da localidade da primeira hospedagem dos japoneses no Paraná, um projeto em parceria do governo com a comunidade japonesa do estado tão logo se termine o Parque Cultural de Rolândia, estabelecendo o circuito turístico japonês no Paraná.
4) Construção da segunda avenida (interiorizada) entre Pontal do SUL ( Porto) e Praia de Leste com conseqüente desvio do trafego pesado da orla marítima.
5) Construção da Av. Atlântica entre Guaratuba e Barra do Sai como indutor de crescimento (em direção Itapoá).
6) Construção da ponte arte (copia da Golden Gate, na verdade fusão de duas pontes férreas hoje abandonadas) em Guaratuba.
7) Construção de seis trapiches turísticos na Baia de Guaratuba, como postos da Policia Ambiental (correspondentes passeios, trilhas e caminhadas).
8) Estudo para a instalação interiorizada de linha férrea ligando o Porto de São Francisco a Pontal do Paraná e Paranaguá.
9) Modificação da lei Municipal de Paranaguá com relação à permanência de material de construção em suas ruas e calçadas.
10) Recursos públicos para construção e reconstrução das calçadas em Paranaguá, assim como nova tentativa de arborização da Cidade de Paranaguá. (já houve outras)
11) A Empresa Portuária de Coleta e Destinação de Lixo, empresa de capital aberto, ficará sob a responsabilidade de coleta e destinação do Lixo de Paranaguá.
Mas concluiu o candidato ao governo: Tudo isso carece de alguns estudos de viabilização.

Wallacereq@gmail.com.