jeudi 20 novembre 2008

Quando a Bung "mandava" no Ministro da Agricultura.

Perfil do Ministro Roberto Rodrigues


Nascido a 12 de agosto de 1942, em Cordeirópolis (SP). É engenheiro agrônomo, formado pela ESALQ-USP em 1965, e tem cursos de aperfeiçoamento em Administração Rural.
Academia – Professor licenciado do Departamento de Economia Rural da UNESP-Jaboticabal. Foi membro do Conselho Estadual de Ciências e Tecnologia de São Paulo (Concite). Participa do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), do Conselho Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Conselho de Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) e da Fundação Bunge. Foi do Conselho Assessor da Embrapa, do International Food and Agribusiness Management Association (Iama), do World Wide Fund for Nature (WWF), do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial, da USP (Pensa) e do Fórum do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).
Tem centenas de trabalhos publicados sobre agricultura, cooperativismo e economia rural. É autor de três livros e co-autor de diversos outros. É doutor Honoris Causa pela UNESP e professor honorário da Universidade de Belgorod (Rússia). Recebeu a medalha de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo (2001) e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo Federal (2002).
Agricultura – É empresário rural em São Paulo (Guariba) e no Maranhão (Balsas). Foi presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), membro do Comitê Empresarial de Comércio Exterior do Itamaraty, além de participar de vários conselhos ligados ao agronegócio no Brasil, como o Conselho Nacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura (Consagro). Foi presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e membro de conselhos de entidades da área, como a Associação Brasileira de Criadores (ABC), Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e Associação Brasileira de Milho e Sorgo. Representou a agricultura em importantes conselhos nacionais, como o Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), Conselho Nacional de Comércio Exterior (Concex), Conselho Empresarial de Competitividade (CEC). Foi Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo e coordenou o setor privado no Fórum Nacional da Agricultura. É membro eleito do Fórum de Líderes Nacionais e do Fórum de Líderes Mercosul da Gazeta Mercantil. É vice-presidente do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL). Como agricultor tem muitos prêmios na área ambiental, social, de conservação do solo e de produtividade. É diretor da Ceres Consultoria S/C Ltda. e Conselheiro da Prospectiva Consultoria Brasileira de Assuntos Internacionais, ambas consultorias do agronegócio.
Cooperativismo – Foi dirigente de cooperativas agrícolas e de crédito rural, com abrangência local (Guariba), regional (Campinas), estadual (São Paulo) e nacional. Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) por dois mandatos (1985/1991). Foi primeiro-vice-presidente da Organização das Cooperativas da América (OCA), presidente da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas da ACI e presidente do Conselho Continental para as Américas da ACI. Foi presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) entre 1997 e 2001. A ACI é uma organização centenária, que congrega 800 milhões de filiados em todo o mundo por meio de 250 organizações nacionais de cooperativas, além de representar uma centena de países. Foi Presidente do Comitê para o Progresso e Avanço de Cooperativas (Copac) entre 2000 e 2001. A Copac é um organismo internacional composto pela Organização das Nações Unidas (ONU), FAO, OIT, ACI, Federação Internacional de Produtores Agrícolas (FIPA) e Organização Mundial de Cooperativas de Crédito(WOCCU). Visitou 79 países em todos os continentes do mundo.
Condecorações - Entre suas inúmeras condecorações está a Grande Oficial da Ordem do Rio Branco e Cavaleiro de Mérito Agrícola do Governo da França. Recebeu ainda a Medalha "Albin Johansson", do cooperativismo sueco, por seu trabalho em favor da Democracia e da Paz no mundo todo. Recebeu condecorações de cooperativismo dos governos estaduais de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão e dos sistemas cooperativos da América, do Brasil, de vários estados brasileiros e de muitos países dos diversos continentes. Foi eleito "Engenheiro Agrônomo do Ano" em 1987 em São Paulo e recebeu medalhas da CONFAEAB, do CONFEA e do CREA por sua atividade profissional. Foi, por 16 anos consecutivos, eleito Líder Empresarial Agrícola, segundo a votação feita pelo jornal Gazeta Mercantil. Foi paraninfo de formandos de agronomia, zootecnia, veterinária e engenharia rural dezenas de vezes em inúmeras faculdades do país.