jeudi 20 novembre 2008

Você precisa saber quem está por detrás do Pedágio, e o contexto dessas pessoas e organizações no Imperialismo Financeiro

BRASIL.INDYMEDIA.ORG.BR/PT/BLUE COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO IN: http://www.claudiohumberto.com.br/ É um especialista O namorado de Marta Suplicy, Luís Favre, tem lábia de vendedor de livros e é insinuante como um dançarino de tango. Assim – dizem seus amigos – ele conquistou a milionária petista Marília Andrade, herdeira da empreiteira Andrade Gutierrez, em cujo apartamento parisiense ele viveu muitos anos. O mesmo apartamento que hospedou Lurian, filha de Lula. Brasília, 11 de agosto de 2001 Ele dá trabalho... Luis Favre sabe mesmo viver a vida. Antes de tornar-se consorte (ou “conazar”?) da prefeita, conforme esta coluna revelou primeiro, ele foi casado com a milionária petista Marília Andrade, herdeira da empreiteira Andrade Gutierrez, em cujo apartamento parisiense viveu durante anos – tendo nele hospedado Lurian, filha de Lula com Miriam Cordeiro. Brasília, 27 de agosto de 2001 ...mas não trabalha. Antes de Marília Andrade, a terceira mulher de Luis Favre era sobrinha do maestro e compositor americano Leonard Bernstein, falecido em 1990, a quem acompanhava, sobretudo, nas turnês européias (claro), com aquela pose de latin lover. Procura-se uma testemunha de um só dia de trabalho na vida de “monsieur” Favre. Brasília, 27 de agosto de 2001 Namorado de Marta usa nome falso Está sujeito a processo por falsidade ideológica o namorado da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Com profissão desconhecida e um histórico de casamentos com mulheres ricas, como Marília Andrade, herdeira da empreiteira Andrade Gutierrez, o nome verdadeiro do argentino não é Luís Favre, como ele divulga, mas Felipe Belisario Wermus ( judeu argentino de origem francesa). Ele deixou seu país nos anos 70 por motivos políticos e adotou o nome falso. Brasília, 01 de janeiro de 2002 Cai a máscara O namorado da prefeita de São Paulo não se chama “Luis Favre”, como diz, mas Felipe Belisario Wermus, como esta coluna revelou ontem. Ele militava na Quarta Internacional/Centro Internacional de Reconstrução (QI/CIR), nos anos 70, quando fugiu do seu país. É irmão do conhecido porralouca José Saul Wermus, que também usa nome falso (“Jorge Altamira”), dirigente do Partido Obrero argentino, igualmente trotskista. Brasília, 02 de janeiro de 2002 ( ???????)
http://www.econorte.com.br/ Em 1997, o Governo do Estado do Paraná concedeu à iniciativa privada 2.035 quilômetros de rodovias federais e estaduais, por um período de 24 anos. Estas rodovias foram divididas em 6 lotes que formam o Anel de Integração do Paraná. Um programa que visa a manutenção, conservação, operação e melhoria da malha viária,para maior segurança e conforto aos usuários, mediante exploração do pedágio. A ECONORTE — Empresa Concessionária de Rodovias do Norte S.A. é a empresa que foi constituída pelo consórcio vencedor da licitação do Lote um(1). E, no dia 14 de novembro de 1997 (data de assinatura do contrato de concessão), o Poder Concedente — DER — transferiu à Econorte a responsabilidade de administrar 275 quilômetros que compunham originalmente o lote. Em maio de 2002, através de um Termo Aditivo ao Contrato de Concessão, foram incorporados mais 65 quilômetros de rodovias Ivaí Engenharia de Obras S.A. 25% Triunfo Participações e Investimentos Ltda. 25% Acciona do Brasil Ltda. 25% Polledo do Brasil Serv.e Construções Ltda 14,4% . Construtora Sanches Tripoloni Ltda 8,6% Coneville Serviços e Construções Ltda 1,8%
http://www.ivaí.com.br/ Rua Saldanha Marinho, 1522 Bigorrilho 80430-160 Curitiba PR Tel: (041) 322-6611 Fax: (041) 233-2298 Email: ivai@ivai.com.br A Ivaí - Engenharia de Obras S/A desde 1967 mantém, como meta principal, estar na linha de frente da Indústria da Construção Pesada Brasileira, participando diretamente do desenvolvimento do País.
CONEVILLE SERVICOS E CONSTRUCOES é do Grupo ENGEPASA Engenharia de Pavimento S.A de Joinville que explora Rodovia de acesso ás praias Santa Catarina.

http://www.ecorodovias.com.br/ Empresa holding que administra a Ecovias dos Imigrantes (SP), Ecovia Caminho do Mar (PR) e Ecosul Rodovias do Sul (RS), a EcoRodovias S/A é o segundo maior grupo de concessionárias de rodovias do Brasil. A holding é resultado da união da brasileira Primav Construções e Comércio Ltda, do Grupo CR Almeida, e da européia Impregilo International N.V., do Grupo Impregilo S.p.A. Hoje, por meio da EcoRodovias, Primav e Impregilo aplicam sua experiência e eficiência na gestão privada de serviços públicos para garantir o cumprimento dos contratos e cronogramas que fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias Com mais de 50 anos de atuação no setor de construção pesada, o Grupo CR Almeida é responsável por importantes projetos de infra-estrutura no Brasil, sendo reconhecido pela qualidade de suas obras e pela introdução de inovações tecnológicas que revolucionaram o setor. Sua história confunde-se com o progresso e o desenvolvimento do País. Maior construtora de capital aberto da Itália, a Impregilo S.p.A. atua nos cinco continentes, ocupando posição de liderança no mercado internacional de grandes obras com a realização de projetos na modalidade turn-key e no gerenciamento de concessionárias públicas, incluindo projetos B.O.T. (build, operate, transfer) e estruturação de complexos project finance.
http://www.ecovia.com.br/ A Concessionária Ecovia Caminho do Mar é a empresa privada responsável pela administração de 85,7 km da BR 277 entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR), pelas estradas estaduais PR 508 (32 km) e PR 407 (19 km) de acesso às cidades de Matinhos e Pontal do Paraná, no litoral do Estado, e pela manutenção de 38,4 quilômetros das rodovias de acesso PR 804, PR 408 e PR 411. Esses segmentos fazem parte do Lote 6 do "Anel de Integração" do Estado do Paraná. O contrato de concessão foi assinado em 14 de novembro de 1997 com o governo do Estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) e tem duração de 24 anos. Os serviços da empresa previstos, mediante a cobrança de pedágio, são a assistência aos usuários, pesagem de veículos de carga, apoio ao policiamento rodoviário e controle da segurança e fluidez do tráfego.
A empresa faz parte do Grupo Primav Ecorodovias S/A que, além de 100% da Concessionária Ecovia Caminho do Mar, é composto por 100% da Concessionária Ecovias dos Imigrantes S/A, em São Paulo, e 50% da Empresa Concessionária Rodovias do Sul S/A, no Rio Grande do Sul.
A Primav Ecorodovias é controlada pelas empresas Primav Construções e Comércio Ltda., do Grupo CR Almeida, e Impregilo IINV, que detém 65% e 35% das ações respectivamente. A italiana Impregilo é líder em seu País no mercado de construções e um dos principais players desse segmento no mundo.
http://www.ecosul.com.br/ A Ecosul, Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S.A. é uma concessionária federal criada em 19/01/1998, para administrar o Pólo Rodoviário de Pelotas/RS por um período de 25 anos; tendo o Governo Federal como poder concedente e o Ministério dos Transportes e a ANTT como órgãos gestores.O Pólo Rodoviário de Pelotas possui 623,4km de extensão e compreende as seguintes rodovias: BR 116/RS - Camaquã/Pelotas/Jaguarão - total: 260,5km BR 293/RS - Pelotas/Bagé - total: 161,1km BR 392/RS - Rio Grande/Pelotas/Santana da Boa Vista - total: 201,8km
http://www.ecovias.terra.com.br/ A Concessionária ECOVIAS dos Imigrantes S/A é uma empresa privada, criada com a finalidade de atender as obrigações constantes do Contrato de Concessão nº 007/CR/98, firmado com o DER-Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, em 27 de maio de 1998, atuando como concessionária de serviço público na operação e manutenção do Sistema Anchieta - Imigrantes (SAI) por um prazo de 20 anos. Ao término deste prazo, o SAI será devolvido, ampliado e completamente modernizado, ao Governo do Estado de São Paulo A ECOVIAS iniciou sua atividades em 29 de maio de 1998, tendo entre seus principais deveres e obrigações Manter e aprimorar os procedimentos operacionais e os serviços prestados no SAI. Investir, nos primeiros 5 anos da concessão, na construção da Segunda Pista da Rodovia dos Imigrantes Investir, ao longo dos 20 anos da concessão, na operação, conservação, manutenção e ampliação do SAI O Sistema Anchieta Imigrantes tem hoje 198 km de extensão. É formado pelas rodovias Anchieta, dos Imigrantes (contando com a recém-inaugurada Pista Descendente), Padre Manoel da Nóbrega (antiga Pedro Taques), Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá) e duas interligações entre a Anchieta e a Imigrantes, uma no Planalto e outra na Baixada. O Sistema Anchieta Imigrantes é a ligação entre a região metropolitana da capital do Estado de São Paulo com o Porto de Santos, o Pólo Petroquímico de Cubatão, as indústrias e fábricas do ABCD e a Baixada Santista Durante os 20 anos de vigência do Contrato de Concessão, ou seja, de 28 de maio de 1998 a 27 de maio de 2018, a Ecovias terá investido no Sistema Anchieta-Imigrantes cerca de R$ 1 bilhão e 300 milhões (ref. 1998 – em contrato). Estes recursos virão do aporte de capital dos acionistas, de empréstimos obtidos junto a organismos financeiros nacionais e internacionais e da receita gerada pela cobrança de pedágios. Em abril de 2001, a Ecovias obteve um financiamento de US$ 242 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (US$ 155 milhões) e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (R$ 172 milhões); esse empréstimo sucedeu ao empréstimo de US$ 45 milhões anteriormente obtido junto à Banca Nacionale Del Lavoro – BNL e ao Mediocredito Centrale – MCC. O pagamento do principal da dívida será iniciado em maio de 2004. Os juros estão sendo pagos em parcelas semestrais (BID) e trimestrais (BNDES), desde julho de 2001. A maior parte desses investimentos foi aplicada na construção da Pista Descendente da Rodovia dos Imigrantes, onde foram consumidos cerca de US$ 300 milhões, de setembro de 1998, quando se iniciou a obra, até dezembro de 2002, ao ser concluída e posta em operação. Os demais investimentos serão aplicados na construção de novos viadutos, marginais, passarelas de pedestres, na pavimentação, sinalização e recuperação de estruturas (pontes e viadutos, entre outras). Parte significativa dos recursos foi utilizada na instalação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), considerado o cérebro e o coração das rodovias, inaugurado em dezembro de 2000. Nele estão instalados os mais modernos equipamentos para controle e planejamento das operações de tráfego. Entre as obras e melhoramentos estão a construção da Marginal Norte da Via Anchieta, obras de construção de faixas adicionais às pistas existentes, recuperação e recapeamento de pavimento e sinalização; construção e recuperação de pontes; informatização e instalação dispositivos de segurança.
CAMINHOS DO PARANA AS http://www.geleng.com.br/ A Goetze Lobato Engenharia Ltda.( verificar relações com grupo Votorantin) foi criada em 1983 com o objetivo de atuar no mercado de construção de obras públicas e privadaS Rua Benedito Carollo, 1251 - Cidade Industrial de Curitiba - 81290-060 Curitiba - PR - Brasil Fone: 55(41) 285-4040 - Fax: 55(41)373-0005 e-mail: gel@gel-eng.com.br
http://www.viapar.com.br/ Resultado do consórcio de várias empresas nacionais de grande tradição em empreendimentos rodoviários, a Viapar - Rodovias Integradas do Paraná S/A, sediada em Maringá-PR, representa a soma de tecnologias e conhecimentos profissionais que a situam entre o que existe de mais avançado internacionalmente em projetos de reestruturação e administração de rodovias. Compromissada em garantir os resultados empresariais desejados na concessão do Lote 2 do Anel de Integração ACIONISTAS
CARIOCA CHRISTIANI NIELSEN ENGENHARIA AS Com um acervo de realizações e uma capacitação técnica que a habilita a operar em várias frentes com alto padrão de qualidade, está sediada no Rio de Janeiro-RJ. Atua em construção civil pesada (rodovias, urbanização, saneamento, irrigação, aeroportos, portos, túneis, barragens, obras ferroviárias e metroviárias, oleodutos e gasodutos), empreendimentos imobiliários, concessões de serviços públicos e agropecuária. http://www.cariocaengenharia.com.br/ O Grupo Carioca Engenharia situa-se como um dos principais conglomerados do ramo da engenharia do Brasil, com um acervo de realizações e uma capacitação técnica que o habilita a operar nos mais variados campos de atuação da engenharia, com alto padrão de qualidade. A origem do Grupo data de 1947, com a fundação, no Rio de Janeiro, da Empresa Carioca Engenharia. Em 1988, com a aquisição da Christiani Nielsen Engenheiros e Construtores, a atuação do Grupo foi ampliada e as atividades complementadas no segmento da construção. Participando desde as primeiras licitações, o Grupo Carioca Engenharia, em consórcio com outras empresas do setor, está entre os maiores operadores nacionais de rodovias concessionadas e é o líder no setor de concessões plenas de água e esgoto, estando pronto para assumir novos desafios que se apresentem nestas áreas O Grupo conquistou a concessão das seguintes rodovias, em consórcio com outras empresas: Concessionária Rio Teresópolis: Rio de Janeiro-Teresópolis-Além Paraíba, rodovia federal do Estado do Rio de Janeiro VIAPAR: Maringá-Londrina-Cascavel, no Estado do Parana VIA OESTE: Raposo Tavares-Castelo Branco, no Estado de São Paulo Este grupo opera 788km de rodovias, com um volume de tráfego de 175.000 veículos/dia, sendo que a Via Oeste é a terceira rodovia do país em volume de tráfego. O Grupo Carioca Engenharia tem participação societária nas seguintes concessões plenas (água e esgoto): Águas do Paranaguá, em Paranaguá – PR Águas do Imperador, em Petrópolis - RJ Águas do Juturnaíba, na Região dos Lagos-RJ (Municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim). Águas do Paraíba, em Campos-RJ Águas de Niterói, em Niterói-RJ
CONSTRUTORA QUEIROZ GALVAO Tendo iniciado suas atividades há mais de 50 anos na área de construção de obras rodoviárias, está sediada no Rio de Janeiro-RJ, estando entre as maiores empresas privadas do Brasil no ramo da construção civil, atuando com filiais em diversas cidades brasileiras e no exterior. Está presente também nas áreas de exploração de petróleo e gás, siderurgia, agropecuária e alimentos, transporte de massa, concessões de serviços públicos e financeira, através do Banco BGN S.A. http://www.qgalvao.com.br/ A história do Grupo Queiroz Galvão é uma história de determinação, trabalho e de sucesso que começou em abril de 1953, no Recife, Pernambuco, quando os irmãos engenheiros Mário e Antônio de Queiroz Galvão, fundaram a construtora a quem deram os nomes familiar. Logo depois, vieram os dois outros irmãos, também engenheiros, João e Dario. Em 1963, a Empresa transfere sua sede para o Rio de Janeiro, então especializada em construir estradas, seguiu crescendo, atravessando as fronteiras estaduais ganhando respeito onde chegava, buscando participar dos mais diversos segmentos da economia, a Queiroz Galvão inicia sua diversificação, passando a operar nas áreas de exploração de Petróleo e Gás, Siderurgia, Agropecuária e Alimentos, Transportes Urbanos, Concessões de Serviços Públicos e na área Financeira, através do banco BGN S.A. Nos anos seguintes, presente em todo o território nacional, passou a atuar em países sul-americanos - Uruguai, Peru e Bolívia -, levando ao Exterior a marca e a qualidade Queiroz Galvão A partir da segunda metade da década de 90, o Grupo Queiroz Galvão ingressou no mercado de concessões, atendendo atualmente milhares de consumidores nos setores de geração de energia, rodovias e saneamento. Com as concessionárias Viaoeste em São Paulo; Viapar no Paraná, e CRT no Rio de Janeiro - todas certificadas pela Norma ISO 9002 - o Grupo participa da operação de 827 km de rodovias onde circulam diariamente cerca de 88 mil veículos. Serviços de coleta e tratamento de esgotos, captação, tratamento e distribuição de água são realizados no Rio de Janeiro com um rigoroso controle da qualidade. através das concessionárias Águas de Juturnaíba, na Região dos Lagos; Águas de Niterói; Águas do Paraíba, em Campos; e Águas do Imperador, na Região Serrana. Em 1999, com a conquista da concessão da UHE Santa Clara em Minas Gerais (pioneira em construção e exploração de usina hidrelétrica como produtora independente) o Grupo iniciou sua atuação como concessionário do segmento energético. Hoje, através das concessionárias Queiroz Galvão Energética, Companhia Energética Santa Clara e Companhia Energética Chapecó, opera nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina, com AHE Jauru, AHE Santa Clara, e AHE Quebra-Queixo, respectivamente, que somarão 290 megawats de potência instalada. A limpeza urbana é a mais nova área de negócios do Grupo, em franca expansão, incluindo o desenvolvimento de projetos inovadores que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Paraná. Os principais serviços realizados nessa área são: a coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, a limpeza de ruas, a manutenção de parques e jardins, a instalação e operação de usinas de reciclagem e compostagem, e a operação e manutenção de aterros sanitários e inertes
CONSTRUTORA COWAN LTDA Empresa do setor de construção civil pesada, com sede em Belo Horizonte-MG, mantém experiência técnica na execução de obras e serviços de alto padrão técnico em vários estados, nos seguintes segmentos: rodovias, traçados ferroviários, energia e barragens, portos, saneamento, aeroportos, canalização de córregos e exploração de petróleo. Está entre os maiores grupos privados nacionais. http://www.cowan.com.br/
STRATA CONSTRUCAO E CIOCESSIONARIAS INTEGRADAS AS Empresa especializada em construção pesada, intensificou sua atuação em grandes obras pelo País e implementou amplo programa de diversificação de atividades, com atuação em todo o território nacional. Sediada em Natal-RN, tem experiência técnica na construção de barragens, terminais ferroviários, rodovias, adutoras, lagoas de estabilização e outras obras de grande porte. Superar desafios com criatividade e competência são características que marcam o Grupo EIT.
CAMARGO CAMPOS ENGENHARIA DE BASE Sediada em São Paulo, a empresa atua em atividades como pavimentação rodoviária e urbana, terraplenagem, galeria de águas pluviais, obras de saneamento, canalização de córregos e obras de arte (pontes, viadutos e passarelas).
http://www.rodoviadascataratas.com.br/ Desde dezembro de 1997, a Rodovia das Cataratas S/A, concessionária que ganhou a concorrência pública para administrar o Lote 03 do Anel de Integração do Paraná, vem trabalhando para aprimorar o atendimento nos 387 quilômetros da BR 277, que liga Guarapuava a Foz do Iguaçu. Resultado da união de várias empresas nacionais de grande tradição em empreendimentos deste tipo, a Rodovia das Cataratas S/A está sediada no município de Cascavel – PR A Civilia Engenharia, juntamente com a Rossi Participações e outros acionistas formaram um consórcio para participar das licitações públicas no âmbito do programa de privatização de rodovias do Estado do A Civília Engenharia é a principal sócia do projeto, com 92,32% de participação. É controlada pela Sideco do Brasil S/A cujo acionista é a Sideco Americana( verificar sua relação com Luiz Favre esposo de Marta Suplicy), a maior operadora privada de rodovias da Argentina. Desde 1989, com as mudanças na economia Argentina, a SIDECO AMERICANA reestruturou sua organização e redefiniu seu objetivo: "gerar e gerenciar negócios de serviços públicos e infra-estrutura no âmbito do Mercosul, investindo capital e recursos humanos dentro de suas normas e valores corporativos". Atualmente, seus negócios estão diversificados em vários segmentos da economia brasileira e argentina, abrangendo os setores alimentícios, serviços públicos, engenharia e construção civil, mineração e transportes. Sua composição acionária envolve tanto sócios nacionais como estrangeiros. O grupo Sideco conta hoje com 24.800 funcionários na América Latina.A Rodovia das Cataratas conta com 317 funcionários diretos e gera 451 empregos indiretos, pois sub-contrata empresas construtoras, segurança, etc. A Sideco, uma das empresas do grupo argentino Macri
ROSSI PARTICIPACÕES LTDA Empresa Holding, constituída em 31/12/1996, controlada pela família Rossi Cuppoloni, com o objetivo de participação no capital de outras empresas. A Rossi Residencial S/A, empresa de capital aberto, é líder na construção de empreendimentos residenciais, destacando-se as linhas: Plano 100, Vida Nova e Inteiro Ambiente, tendo faturamento previsto de R$ 220 milhões para o ano corrente.A Engemix Participações S/A, empresa holding, tem como seu principal investimento a Geral de Concreto S/A, empresa de capital aberto, líder de mercado na prestação de serviços de concreto usinado com faturamento previsto de R$ 330 milhões para esse ano. A Itapiserra Mineração Ltda, é empresa mineradora fornecedora de brita para a região da Grande São Paulo, com faturamento previsto de R$ 9 milhões nesse ano. A ECR S/A, empresa holding, tem como principal investimento a Resicontrol Ltda., empresa voltada para prestação de serviços ambientais de eliminação e/ou destinação de resíduos com faturamento previsto de R$ 4 milhões no ano corrente.A América Properties S/A é empresa voltada para o segmento de empreendimentos comerciais e residenciais de alto padrão, com faturamento previsto de R$ 30 milhões no ano.
MOMENTO ENGENHARIA DE CONSTRUCÀO LTDA ( Mauricio Xavier) A empresa tem sua sede social na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, apresentando como linha de atuação a prestação de serviços de terraplenagem, pavimentação, obras de arte especiais e corrente, saneamento e edificações. Sua área de atuação compreende os Estados do Paraná e Santa Catarina