mercredi 3 décembre 2008

Lembrando o passado: Requião no Senado.

REQUIÃO DEBATE EM MINAS AS ALTERNATIVAS AO
NEOLIBERALISMO

O senador Roberto Requião afirmou ontem 13/l2, em Belo Horizonte durante o encontro estadual do PMDB mineiro, que o Brasil precisa urgente de um projeto de desenvolvimento que contemple a nação. “A estabilidade da moeda sustenta a imagem do governo, que por sua vez, não oferece política industrial, não há política tecnocientífica, agrícola, educacional e de saúde”. O governo trabalha com medidas concessivas que visam globalizar nossos mercados, quando deveria inserir o Brasil nos mercados internacionais, destacou Requião.
O senador paranaense lembrou que 70% dos empregos oferecidos aos brasileiros estão nas pequenas e médias indústrias e comércio, que por não terem uma política oficial de incentivo estão desempregando. “A educação e a saúde estão sem projetos concretos, e a miséria das periferias de marginalizados e desempregados se acentua”. Para Requião o Brasil precisa restabelecer a confiança imprescindível nas relações entre o Estado e o cidadão, através de uma política clara de gastos sociais, prioritariamente nos setores de educação, saúde e áreas de miséria absoluta.
DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
Ao abrir o encontro do PMDB em Minas Gerais, Requião destacou que o controle da inflação é importante no espaço de tempo entre o lançamento dos programas estratégicos e a retomada do crescimento econômico. “O fundamental é a identificação de um bloco estratégico de projetos definidos pelo Estado para acolher recursos públicos e privados para que possamos assimilar técnicas e processos industriais que modernizem o Brasil sem alienação da nossa soberania”. Para o Senador Roberto Requião o governo vive o absurdo princípio de que a cada concessão da soberania sucede um investimento estrangeiro. “É um governo sem opinião. É um governo que perdeu a visão clara da nacionalidade e da dignidade dos brasileiros”.
Para o Senador Roberto Requião além do Plano Real e dessa visão concessiva do desenvolvimento econômico, existe um país que precisa de governo. “Pequenas e médias empresas quebram no interior do Brasil. A agricultura não tem projeto firme de financiamento e o Governo governa apenas pressionando o Congresso Nacional para que vote projetos absurdos e concessivos, alguns inócuos e ridículos, que passam, tranqüilamente, neste período de absoluta desideologização da política brasileira”, destacou Requião.