jeudi 17 septembre 2009

Contradições inesplicáveis.

Dinheiro público versus dinheiro público.

Interessantes essas contradições. O Governo do Paraná inaugura uma escola pública de Cinema, de nível internacional, que já formou três turmas, e a TV Educativa do Paraná, também mantida pelo dinheiro publico, faz a cobertura de um encontro nacional de Cinema em Curitiba, e não convidam, nem fazem referência, nem divulgam a Escola de Cinema do Governo do Paraná, que não tem igual no País. O “Enfoque”, cuja apresentadora me deve o cargo que ocupa, entrevista os promotores do evento e não faz à menor referência a essa grande obra do Governo, que se utiliza do mesmo dinheiro que paga o salário dela, e do Presidente da TV Educativa. É como se fosse vergonhoso o Governo, através de Sua TV, falar de si mesmo e divulgar a aplicação do dinheiro publico. Igualmente a Jornalista Daniele Moron faz excelente reportagem sobre Guaraqueçaba, é não é capaz nem de valorizar a praça, que foi totalmente destruída para retirar uma estação irregular de tratamento de esgoto existente por debaixo dela, e reconstruida com um projeto de Orlando Busarello, e ao menos divulgar a nova estação de esgoto fora da cidade, e outras obras feitas com o mesmo dinheiro publico que paga o seu salário e financia a sua equipe de reportagem. Eles têm vergonha de elogiar quem os contratou?

Essa desatenção com as obras do Governo é um vício que esconde, no meu entender, ou a ignorância córnea do Presidente da TV, ou sua má fé cínica, no dizer do próprio Governador. Por outro lado, sem o menor motivo, a mesma TV veicula obras de outros governos, (fundo em imagens, como por exemplo, ao cobrir as melhorias da UEM, focam a logomarca do Governo Passado, (o governo do Passado, da venda do Banco do Povo, do endividamento, das entregas de serviços públicos aos grupos da elite, do pedágio, etc. e tal) que nada tem com esse período de oito anos. Afinal, eu me pergunto que governo comanda a TV Educativa do Paraná?

Gostaríamos de dizer também, que os investimentos públicos com a escola de Cinema, autorizam o Governo a exigir daqueles alunos, por força de Currículo Escolar, alguns filmes publicitários em favor da aplicação do dinheiro público que também financia os seus estudos gratuitos em uma escola pública mantida pelo Povo do Paraná. Ou isso também é crime?

O ex-governador Álvaro Dias vai a TV Educativa, diz que no ultimo dia de seu governo assina o decreto de criação da TV Educativa e ninguém na TV o contesta ninguém diz que um decreto não é uma TV, que um dia depois Requião assumiu o governo pelos proximos quatro anos, isso em 1990. E que o Canal da Musica ( do Lerner) não era a TV, e que o Canal da Musica era uma construção do José Carlos Martinez, tomada por dívidas pelo Governo do Estado, e que a TV, a verdadeira TV, com alcance nacional, com equipamento, é fruto de um trabalho hercúleo desse Governo ( Requião 2003-2009), iniciado em 1990 pelo Requião e continuado pela cineasta Berenice Mendes e Nizan Pereira em 2003. Alguém lembra que o Canal da Musica (cujo nome é mais divulgado que o Nome da Própria TV Educativa não existe, e é apenas um nome, uma ancora de outro governo?) desmoronou, que caiu seu telhado em 2003, ou ninguém dirá nada em favor do Governo que criou a TV e a sustentou, comprou os equipamentos, contratou as Equipes, fez com que a TV Educativa se tornasse uma realidade e o Paraná conhecido em todo o Brasil. Alguém vai dizer e divulgar que no mesmo prédio funciona a TV Paulo Freire, outra obra desse governo, TV de circuito fechado para todas as escolas do Paraná? Não, nós falaremos da Ópera de Arame, e do teatro Paiol. Será que o Presidente da TV, alguma vez se preocupou em estudar a história da TV que dirige? Não, certamente não.

Wallacereq@gmail.com