lundi 21 septembre 2009

A Minha Soberba. Ponto Final.

A minha soberba.
Ou a tese versus a realidade.
Nessa noite que passou forçado a passar boa parte da noite acordado, lembrei-me de algumas coisas do passado.
Certa feita, em 1985, meu irmão era o prefeito de Curitiba. Numa tarde, ou manhã, entrei em seu gabinete irritado, e comecei a falar sobre as coisas que eu achava estarem erradas. Vociferei com entusiasmo. Ele ouvia como as duas mãos sobre a mesa.
Quando terminei, ele me disse essas palavras desconcertantes: Wallace se candidate se eleja, e faça melhor.
Calei-me por uns instantes, e embora achasse que tinha plena razão nos meus argumentos, percebi que ele também tinha, na verdade a responsabilidade caia sobre as suas costas, não sobre as minhas ao menos não na mesma proporção. Da posição, do ponto de vista do qual eu analisava os fatos, eu me sentia seguro, mas não me passava pela idéia, os compromissos assumidos na caminhada da realização de um mandato. Calei-me e nunca mais fui até o gabinete nas mesmas circunstancias e com as mesmas atitudes. Senti-me na ocasião, como um homem que percebia as desafinações de um pianista já consagrado, que tropeçava nos movimentos mais complexos de uma difícil peça. Eu ouvia e tinha razão, embora, se fosse chamado a fazer melhor, não seria capaz de executá-la. Havia uma dura realidade entre a tese e a realidade dos fatos.
Essa noite de insônia me mostrou que novamente, eu me ensoberbecia, no zelo da regra, e na tese, mas me escapavam por completo os dados da realidade, e as estratégias, ao estilo do Judô, usando a força do inimigo para desequilibrá-lo.
Parei de pensar nisso, na imprudência dos atos impensados, quando veio a manhã como sua luz. Pude então ler uma frase bíblica: “Os Homens que se aprazem nos tronos e nos cetros devem amar a sabedoria e sua luz, para que governem eternamente”... Digo eu: eternamente longe das trevas da inveja, da soberba, da prepotência. Ao governante cabe governar, e à Sabedoria de Deus cabe o iluminar ao governo e aos governantes. A tese, o tempo e, os fatos. Realidade e humildade.
wallacereq@gmail.com