lundi 14 septembre 2009

Uma idéia para ser desenvolvida.


Uma idéia para ser desenvolvida.

Todos falam da necessidade de duplicar a estrada de ferro em direção a Paranaguá. Uma linha paralela (duplicação) e um círculo da mesma extensão são a mesma coisa e deles se obtêm o mesmo efeito. A idéia de duplicar abrindo o espaço existente entre as linhas paralelas da ferrovia, num circulo, por exemplo, ou num triangulo, dão como resultado a mesma capacidade de carga.
O mapa que mostro a seguir mostra, embora sem fidelidade técnica, essa idéia, fazendo um triângulo entre os portos de São Francisco e Paranaguá, via um trecho de ferrovia litorânea. Ora uma ferrovia construída no plano haverá de ter um custo bem mais reduzido, haverá de induzir crescimento por onde passar, o que não pode acontecer em uma ferrovia pendurada em abismos, e unirá dois portos importantes para o Sul do país.
Veja o mapa, em vermelho as duas ferrovias já existentes, uma para Paranaguá r e outra para São Francisco em Santa Catarina. Em amarelo, linha tenue, o trecho a ser construído no litoral. É claro que o traçado pode ser outro. Eu optei por esse como um esboço da idéia.

Se você não entendeu aguarde, farei melhor exposição. Lembre-se clique sobre a imagem ela cresce para você curtir.