vendredi 27 mars 2009

Deputado Federal do PMDB do Paraná mostra serviço.

O Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e o deputado Rodrigo Rocha Loures, vice-líder do PMDB e presidente da Comissão Especial da Câmara que estuda o aproveitamento de energias renováveis na matriz energética do Brasil, estarão à frente da delegação brasileira que embarca na próxima segunda-feira (30) para a Espanha, onde visitará instalações espanholas de energia eólica e discutirá um programa de cooperação técnica entre os dois países nessa área. A comitiva viajará a convite da Associação Brasileira de Energia Eólica, do Instituto Espanhol do Comércio Exterior e do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio da Espanha.
Durante a visita, que se estenderá até o dia 3 de abril próximo, a comitiva brasileira pretende estudar a geração de energia eólica espanhola em seus diversos aspectos: seu modo de implantação, desenvolvimento e maturidade; as políticas energéticas e industriais estrategicamente associadas a essa forma de geração de energia e as tecnologias de ponta utilizadas na produção de equipamentos.
O programa da delegação brasileira se iniciará em Pamplona, com uma visita ao Centro Nacional de Energias Renováveis, seguindo-se a uma visita ao Laboratório de Ensaios de Aerogeradores, na cidade de Sanguesa. Em Alcobendas a comitiva visitará o Centro de Controle da Rede Elétrica da Espanha e, em Toledo, o Centro de Controle de Energias Renováveis de Iberdrola.
Além de Rocha Loures, que é o presidente, também integrarão a comitiva o deputado Fernando Ferro, relator da Comissão Especial de Energias Renováveis, e mais os deputados Paulo Teixeira, José Nobre Guimarães, Henrique Lustosa e Beto Albuquerque, membros do colegiado.
Acredita o deputado paranaense que as observações que os parlamentares recolherão na Espanha serão de grande relevância para a elaboração do parecer da Comissão Especial sobre o projeto 630, de 2003 e as cerca de 20 proposições a ele apensadas, todas versando sobre o aproveitamento de energias renováveis na matriz energética brasileira, cuja tramitação ensejou a criação da Comissão Especial.
Segundo Rocha Loures, o fato do Presidente Lula ter associado o aproveitamento de energia solar e eólica no programa de construção de um milhão de casas, é uma forte indicação da importância que o governo está dando à utilização de energias renováveis no dia a dia dos brasileiros.
O parlamentar adiantou que vai apresentar uma emenda ao parecer da Comissão incluindo as energias renováveis no programa de habitação anunciado na terça-feira. Segundo ele, é possível dotar as novas casas de chuveiros e iluminação a partir de energias solar e eólica, portanto, limpas e abundantes.